domingo, 19 de dezembro de 2010

PLANO DE AÇÃO DE REVITALIZAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR P/ 2011.



PLANO DE REVITALIZAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

OBJETIVOS
  • Organizar um encontro com toda a comunidade escolar para refletir sobre a importância da gestão democrática, a relevância do CE, e quais são suas principais atribuições.
  • Promover a reuniões com segmentos da comunidade escolar para discutir sobre a função e a importância do CE na escola, numa visão de gestão democrática.
  • Realizar a gestão escolar numa perspectiva democrática, contemplando o coletivo, de acordo com LDB e constituição de 1988.
  • Possibilitar e construir mecanismos de tornar o conselho escolar atuante e participante.
  • Conscientizar a comunidade escolar da importância do Conselho Escolar junto à equipe gestora nas tomadas de decisões.

JUSTIFICATIVA
A gestão democrática permite que a sociedade exerça seu direito à informação à participação e deve fazer parte dos objetivos de equipe de direção da escola que se comprometa com a solidificação da democracia. Democratizar a gestão escolar requer, fundamentalmente, que a sociedade possa participar no processo de formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução, através de mecanismos institucionais que está prevista no art. 17 da LDB afirma “os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público”.
 Esta presença da sociedade materializa-se através da incorporação dos segmentos que compõe a comunidade escolar e local envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo, e que, normalmente, estão excluídos das decisões. Esta atitude significa abrir espaços de consolidação da democracia através da participação dos colegiados implantados/constituídos na unidade escolar (Conselho Escolar, Associação de Pais, Mestres), na formulação do Plano de Ação Anual e na elaboração do Projeto Político Pedagógico neste sentido “Trata-se de enfrentar o desafio de constituir uma gestão democrática que contribua efetivamente para o processo de construção de uma cidadania emancipadora, o que requer autonomia, participação, criação coletiva dos níveis de decisão e posicionamentos críticos que combatam a idéia burocrática de hierarquia”. Abrir espaço para participação é gerar compromisso de todos para as soluções dos problemas enfrentados na escola. Para que haja esta participação efetiva é preciso que se realizem reuniões da Direção, Equipe Pedagógica, professores e Funcionários, APM e do Conselho Escolar para planejar, repensar, avaliar e coordenar as ações gerais da instituição. Sendo assim é de suma importância à aplicação do Plano de Ação de revitalização do conselho escolar na Escola Municipal Quintina Marculina dos Santos, pois o mesmo “é um órgão colegiado composto por representantes da comunidade escolar e local que tem atribuição deliberar sobre questões político-pedagógico, administrativo, financeiro, no âmbito da escola.





Ações
Responsável
      (is)
   Sujeitos      envolvidos
Cronograma
  Produto Instrumento
1-Apresentar no mural da escolar, e p/ os membros do CE uma cópia do artigo da LDB e Constituição Federal que regulamenta a implantação dos Conselhos Escolares.


Diretora; Alexandra Dantas Oliveira

Comunidade escolar
No 2º mês do 1º semestre do ano letivo 2011.
*Cópia da lei nº 9.394/96 e da LDB.

*Mural no pátio somente p/ expor as atividades/ações do CE.
2- Realizar novo encontro/reunião p/ eleger novos membros dos segmentos escolar e local (pessoas viajaram e outros não trabalham mais na unidade)

Equipe gestora

Comunidade escolar e local.

2º mês do 1º semestre de 2011.
* Oficio de convocação da comunidade escolar e local para a eleição;

* Registro em ata do processo de votação;
Construir um portfólio para arquivar o registro das atividades do CE.
3- Elaboração de um Regimento Interno.
Os novos componentes eleitos do colegiado escolar.
Equipe gestora
Até o final do 1º semestre de 2011.
*Documento regulador que especifica competências, composição, freqüência e local das sessões. 
4- Através de reuniões, manterem contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma Escola de qualidade.




Comunidade      escolar (na pessoa dos colegiados formados na escola c/CE e Associação de P. e Mestres)



Equipe gestora

1º/2º semestre de 2011.


*Ata das reuniões;

*Registro de relados dos presentes;

*Lista de presença.
5- Pesquisar sobre o funcionamento de outros Conselhos de em outras escolas município/estado.
Secretaria: Antonia Jesus da Silva
Os novos componentes eleitos do CE, membros de outros e equipe gestora.


2º mês do 1º semestre de 2011.
*Apresentação sob a forma de slides de como funciona o CE em outras escolas.







segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Projeto " ler e escrever para reedescobrir o mundo"

Leitura de fabulas com a turma da 3ª série, e   dramatização da       historia.
           " Os três porquinhos" turma do 1º ano

 A platéia agurda ansiosa a apresentação.
 Pose para a foto.
 A narradora bastante empogada............
 A pró da uma ajuda!!!!!
 O lobo acaba de derrrubar a casa de madeira........

 E ele s eprepara para tentar derrubar a casa de tijolos mais não consegui..........
 O lobo subindo na chaminé........

 ALEXANDRA( diretora), EDRINEIDE( professora) e os personagens.
Pose novamente para foto!!!!!OBA

Comemoração dia das crianças ( na sede do municipio)

Realização secretarias de Educação,Saúde, A. Social, e  Cras, Peti e Conselho Tutelar.







sexta-feira, 10 de setembro de 2010

REUNIÃO PARA FORMAR O CONSELHO ESCOLAR




DIREÇÃO, PROFESSORES, PAIS, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS TODOS PARTICIPARAM








CALENDÁRIO ESCOLAR 2011( Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer)

                     ATIVIDADE                 
                        PERÍODO
JORNADA PEDAGÓGICA
09 a 11 fevereiro
INICIO DO ANO LETIVO
14 de fevereiro
RECESSO DE SEMANA SANTA
21 a 24 de abril
RECESSO JUNINO
22 de junho a 03  julho
TÉRMINO DO ANO LETIVO
30 de novembro
TOTAL DE DIAS LETIVOS
200 dias
RESULTADOS PARCIAIS DO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS
01 E 02 de dezembro 2011
ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO FINAL
05 a 09 de dezembro 2011
ENTREGA DAS ATAS DOS RESULTADOS FINAIS
16 de dezembro 2011


                                                     DISTRIBUIÇÃO DAS UNIDADES
UNIDADE
PERÍODO
Nº DE DIAS LETIVOS
      1ª
          14/02 a 20/04
               49
       2ª
          26/04 a 21/06
               44
      3ª
          04/07 a 16/09
               55
      4ª
          17/09 a 30/11
               52
TOTAL

             200

MONTAGEM DO ACERVO DA UNIDADE

sábado, 4 de setembro de 2010

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A escola funciona com uma diretora, uma vice-diretora, uma secretaria, o corpo docente com 14 profissionais, três coordenadores um para cada modalidade de ensino e 11 funcionários de apoio, devem registrar que os três coordenadores dão suporte para toda rede de ensino do município nas modalidades (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II EJA). A atual gestora possui apenas seis meses de atuação, porem mesmo tendo pouco tempo de experiência adota uma gestão com perfil democrático que valoriza e possibilita a participação e cooperação de todos da comunidade escolar e local.

PERFIL DA COMUNIDADE EM TORNO

Sabe-se que a comunidade onde a escola municipal Quintina Marculina dos Santos está inserida é predominantemente carente nos aspectos cultural e em especial socioeconômico, contando com uma significativa base de pequenos agricultores, lavradores, os mesmos sobrevivem do que cultivam na agricultura e complementam com beneficio do governo federal (bolsa família) todos tem moradia fixa de padrão simples. Não há comercio apenas um vendas que comercializa produtos básicos e guloseimas, o transporte utilizando é o mesmo que os alunos do ensino médio utilizam para estudarem na cidade do município. Com relação à saúde não há posto médico, mas todas as s quartas-feiras um médico atende (programa PSF) a comunidade na sala da diretoria. E a equipe gestora fica responsável para pegar os remédios na farmácia do posto médico da cidade.

PERFIL DOS ESTUDANTES

Nossos alunos possuem moradia própria modelo padrão de moradores da zona rural. Todos moram com os familiares (pais, tios ou na maioria os avós), vale ressaltar que alguns pais deixam seus filhos com parentes para trabalharem em outros estados do Brasil (em especial São Paulo e Minas).


Eles são disciplinados, porém demonstram pouco entusiasmo e interesse pelos estudos essa característica se apresenta com mais intensidade nas quatro séries do ensino fundamental II(5ª a 8ª) se destacando clientela masculina. A religião predominante catolicismo quase que 100%, a prática esportiva que gostam é o futebol. As dificuldades de aprendizagem se refletem na deficiência de resoluções mais complexas de questões envolvendo as quatro operações. E também possuem dificuldades com leitura de textos mais complexos, interpretação e produção textual.

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA






A escola está estruturada da seguinte maneira: cinco salas de aula (são amplas), uma sala para professores, uma sala para equipe gestora, dois banheiros (utilizado por todos da unidade), uma cantina (considerada pequena), um pátio pequeno que não dá para realizar os eventos.

IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE

Escola Municipal Quintina Marculina dos Santos

A escola Municipal Quintina Marculina dos Santos surgiu pelo o aumento quantitativo da comunidade local sendo necessária a construção da mesma, no primeiro momento a estrutura somente possuía duas salas onde começou a funcionar com as primeiras séries do ensino fundamental I nos turnos matutinos e vespertinos, e EJA no noturno.

A Escola Municipal Quintina Marculina dos Santos situada na Fazenda Raposa no município de Caldeirão Grande foi fundada em março de 1998 pelo então prefeito municipal Dr. Sergio Luiz Silva Passos o nome da unidade escolar  homenageia uma moradora da comunidade, pois mesma foi responsável pela alfabetização dos seus filhos e dos filhos dos demais moradores da comunidade antes da construção da escola.

O órgão mantenedor da escola é a prefeitura municipal de Caldeirão Grande. Vale ressaltar que a comunidade  se caracteriza como uma comunidade quilombola, contam que há muitos anos atrás escravos se refugiavam aqui, porém devo registrar que os moradores não falam sobre o assunto.

O trabalho fluiu maravilhosamente e com aumento da comunidade (quantitativo) fez se necessário na construção de mais duas salas e nos anos seguintes foi construída mais uma sala. Atualmente a escola atende não somente alunos da fazenda Raposa mais das fazendas próximas.